O segredo da felicidade ?



Tornou-se uma banalidade dizer que a verdadeira felicidade não está na riqueza nem na fama. Mas, ainda assim, a maioria das pessoas continuam a correr atrás de bens materiais, convencidas de que a sua felicidade depende disso. Milhões de pessoas em Portugal jogam todas as semanas no Euromilhões, mas quando saem noticias sobre euromilionarios deixam sempre bem claro que, afinal a fortuna complicou a vida dessas pessoas em vez de as fazer mais felizes.

 Eu próprio já experimentei a pobreza e a riqueza, e posso garantir que em ambas as situações não fui feliz.  E para me lembrar de quando fui realmente feliz, eu preciso recuar à infância, quando a ambição da riqueza ainda não tiranizava a minha vida. Nessa altura a felicidade que sentia não dependia de nada, a não ser de poder brincar com os meus amigos e explorar a minha imaginação.  E tudo isso era grátis e não exigia nenhum tipo de sacrificos. Depois, tornei-me adulto e aprendi a desejar o impossível, e a partir dai, já nada me conseguia satisfazer e desejava sempre mais. 

Não escrevo isto para revelar a formula da felicidade (mais uma!), porque simplesmente não existe uma formula que funcione igual para todos. Tudo o que eu pretendo dizer é que consegui (re)encontrar a minha própria felicidade. Mas isso não aconteceu da noite para o dia e foi o resultado de um amadurecimento interno que me fez ver que eu já tenho tudo o que preciso para ser feliz. Sempre tive. E todos temos. Porque tudo o que precisamos para ser feliz já existe dentro de nós!

O que você acha que precisa para ser feliz ?

Já reparou, que as pessoas que se preocupam menos com os seus problemas são as mais felizes ? Quando somos muito jovens é fácil ser feliz porque ainda acreditamos que iremos conseguir conquistar o mundo e que tudo é possível. Mas, quando nos tornamos adultos percebemos que afinal as coisas são mais difíceis do que imaginávamos, e tudo o que ambicionamos tem um preço demasiado alto.

Algumas dicas muito realistas para ser mais feliz

  1. Tente descobrir quais são as suas verdadeiras necessidades e liberte-se de tudo o que não lhe faz bem. 
  2. Não perpetue o seu sofrimento recordando constantemente tudo o que lhe aconteceu de mal no passado. Liberte-se! 
  3. Se não está feliz com a sua aparência cuide mais de si e adopte um estilo de vida saudável.
  4. Se não é feliz com o seu parceiro, só vale a pena troca-l@ por outra pessoa se realmente não houver amor. Caso contrário acabará por passar pelo mesmo, mais tarde ou mais cedo. Não confunda amor com paixão, porque não é possível sentir o mesmo pela mesma pessoa a vida toda. O mais importante é a camaradagem e o amor que sentem um pelo outro e tudo o que viveram juntos. 
  5. Fuja das pessoas tóxicas.
  6. Não seja uma pessoa tóxica.
  7. Evite ver só o lado negativo das coisas e das outras pessoas. Lamentavelmente, a maior parte das pessoas sentem mais prazer em falar de coisas negativas. 
  8. Seja mais generos@ consigo mesmo@ e com os outros.
  9. Limite o tempo que passa nas redes sociais, porque estas alimentam uma falsa realidade e funcionam como uma droga.
  10. Não viva para comer, coma para viver. O que significa fugir dos alimentos que dão conforto, porque estes funcionam como uma droga. Existem cada vez mais provas cientificas de que (quase) todas as doenças poderiam ser facilmente evitadas se as pessoas parassem de comer alimentos processados. Convença-se de uma vez por todas, de que os vegetais, os frutos e os legumes frescos são os únicos alimentos que realmente contém nutrientes importantes e necessários para a saúde do nosso corpo. E todos os outros são apenas guloseimas que engordam e fazem mal á saúde.  Mas para que esses alimentos naturais não percam a maior parte dos seus nutrientes não devem ser demasiado processados nem cozinhados.
  11. Somos aquilo que comemos e o que comemos passa a fazer parte de nós.  
  12. Não tenha preconceitos. Os preconceitos são apenas uma boa desculpa para as pessoas descarregarem as frustrações nos outros. Por isso que as pessoas felizes, inteligentes e realizadas são menos preconceituosas. 
  13. Dê boas caminhadas no campo. Só ou em boa companhia.
  14. Ria muito, inclusive, de si mesm@.
  15. Uma traição só é realmente imperdoável se não houver amor (de ambas as partes).
  16. Não seja um guardião do mal e fique sempre ao lado dos fracos e oprimidos, porque um dia pode chegar a sua vez. 
  17.  Faça um jardim. Se não tiver espaço use um vaso ou uma floreira e meta na janela. 
  18. Se puder faça uma horta e cultive os seus próprios vegetais, legumes e frutos. Sem usar pesticidas. 
  19. Adopte a filosofia de Deepak Chopra (que é também o titulo de um dos seus melhores livros, e que toda a gente deveria ler):  "Corpo sem Idade, Mente sem Fronteiras"
  20. Melhor que o prazer e a relevância de ler um bom livro ou assistir ao melhor filme, é saber construir e viver as nossas próprias experiências e aventuras. 
  21. E não espere demais da vida porque a verdadeira felicidade advém das pequenas coisas... 
"Devemos procurar a felicidade em pequenas coisas, pois a tristeza chega em mínimos detalhes"

Diogens Eufrasio

Comentários