Pomar. Como ter pêssegos desde maio até outubro




Os meus primeiros pêssegos deste ano começaram a amadurecer em meados de maio.

Para mim os pêssegos são das melhores frutas que existem. Por isso plantei pessegueiros que frutificam em meses diferentes para assim garantir que irei deliciar-me com este fruto durante todo o verão. E como este ano a primavera foi quente (zona centro), os meus primeiros pêssegos começaram a amadurecer em meados de maio. 

E plantar pessegueiros não podia ser mais fácil. Mas para evitar problemas devemos escolher sempre árvores de boa qualidade e resistentes á "lepra do pessegueiro". Eu costumo comprar no Viveiros Castromil,  porque eles produzem as próprias árvores e têm sempre todas as variedades. E apesar de estarem no Norte, enviam facilmente pelos CTT Expresso.  Mandam num dia e normalmente chega logo no dia seguinte. O pagamento é à cobrança.

Algumas variedades que garantem pêssegos desde meados de maio até outubro

Springtime: Maio/Junho. Frutos vermelhos muito coloridos. Polpa branca e muito saborosa.
Empertiga: Julho. Fruto vermelho de polpa amarela, grande e muito doce.
LongarelaAgosto. Fruto grande amarelado com polpa branca, muito
perfumado e sumarento. Saborosíssimo. Muito produtivo.
Maracotão: o branco, cuja maturação ocorre entre agosto e setembro, e o amarelo, de maturação mais tardia, entre fins de setembro e outubro.

Como plantar

Não podia ser mais fácil! Basta abrir uma cova onde caiba perfeitamente o torrão (ou a raiz nua), e cobrir com terra de boa qualidade. Deve-se enterrar a planta até ao final da raiz. Se a terra do local for de boa qualidade (rica em matéria orgânica) no final só é necessário meter um pouco de adubo orgânico (mas pode fazer isso mais tarde no inicio da primavera e verão) e para terminar cobrir bem o solo à volta da planta com palha. E por fim, regar bastante.  

Manutenção

Basta ir regando sempre que a terra ficar totalmente seca, ou 1 ou 2 vezes por semana durante o calor, e durante os primeiros anos. E se mantiver sempre o solo coberto com palha (que pode ser de ervas colhidas no local) pode nem precisar de adubar com adubo orgânico, porque essa matéria orgânica a cobrir o solo, para além de manter a humidade, e adiar a necessidade de rega, também serve de alimento, à medida que se vai decompondo. Eu só uso adubo (orgânico) no primeiro ano, para crescerem ainda mais rápido, e as minhas árvores carregam de frutos todos os anos, e na maioria dos casos, logo a partir do primeiro ano. Mas para frutificarem logo no primeiro ano precisamos escolher árvores com pelo menos 1 ano e com galhos suficientes para florescerem e frutificarem, e quantos mais galhos melhor, porque os pessegueiros frutificam nos rebentos do ano anterior.  

Poda

Não se deve exagerar na poda, e tenha sempre em mente que as árvores de fruto frutificam quase sempre em ramos com mais de 1 ano (ao contrario da figueira, videira, etc.). E o pessegueiro frutifica nos ramos do ano anterior. E durante 5 anos em cada ramo. Pelo que só precisa podar de 4 em 4 anos. O mais importante é fazer a poda de formação, logo a partir do primeiro ou segundo ano da plantação, e ir retirando todos os galhos secos ou mal colocados. Evite podas muito drásticas, como muitas pessoas fazem, a menos que pretenda obter poucos frutos e estragar a árvore!  

Veja na foto em baixo, um exemplo de uma poda drástica muito comum em Portugal. E muitas pessoas fazem isso todos os anos!


Como evitar pragas e doenças

Para evitar pragas e doenças, é muito simples. Cultive a biodiversidade e aprenda a conviver com as erradamente chamadas "ervas daninhas". Porque elas são na verdade as nossas melhores amigas. E sem elas o planeta seria um deserto sem vida. Pense nisso! E nunca se esqueça de que só elas garantem a boa qualidade do solo. São verdadeiras fabricas de nutrientes porque devolvem à terra em triplo, ou mais, tudo o que tiram para se desenvolver. E ainda atraem e alimentam todo o tipo de insectos que controlam pragas e doenças. Por isso ame-as, porque elas merecem!

Para combater a mosca da fruta use armadilhas de garrafa.  


Veja (em baixo) algumas imagens da da minha horta e pomar.
E repare, como eu convivo em perfeita harmonia com a flora espontânea.











Nas imagens em baixo mostro como faço a cobertura do solo nas árvores de fruto.



Comentários

Enviar um comentário