Alguns frutos exóticos que podem ser cultivados em Portugal


Macardâmia

Árvore de médio porte nativa das florestas tropicais costeiras da Austrália. Produz grande quantidade de frutos verdes, com uma noz interna extremamente dura, onde no seu interior se encontra a amêndoa de sabor adocicado, sendo considerada uma das melhores castanhas existentes.

As amêndoas muito saborosas, podem ser consumidas in-natura, ou também torradas ou tostadas. Também pode ser utilizada em uma infinidade de pratos salgados ou doces. 

Árvore de bela folhagem, e com belíssimas flores brancas e perfumadas, que pode ser usada como ornamental em jardins. Planta rústica, inclusive em Portugal, embora ainda pouco conhecida no nosso país. 

Prefere clima ameno e húmido. Ideal para planícies litorâneas. Não suporta geadas. Prefere solos férteis e profundos. Propaga-se por sementes.


 Lulo

O lulo (Solanum quitoense) também conhecido na Colômbia como "naranjilla” cresce em arbustos. O lulo é originário das montanhas dos Andes, na Colômbia, Equador e Peru. A sua casca cor de laranja está coberta de uma penugem e a polpa é verde, com pequenas sementes brancas comestíveis. O sabor assemelha-se a uma mistura de ananás e limão.


Pitanga

Árvore ou arvoreta nativa da Mata Atlântica (Brasil), produz frutos de cor vermelha viva e apresenta sabor doce e muito agradável. Ótima para consumo in-natura ou na forma de sucos, geleias, polpas e licores.

A pitangueira como se dá bem tanto em clima tropical como em clima subtropical.pode ser cultivada em Portugal, nas regiões mais quentes (centro e sul). Frequente na ilha da Madeira onde já está naturalizada. Planta de rápido crescimento, o seu tamanho varia de 3 a 10 metros de altura, porém pode ser facilmente controlada com podas esporádicas. Muito produtiva, pode ser cultivada também em vasos ou utilizada para bonsai.

Planta de poucos cuidados, deve ser plantada em pleno sol. Aprecia solos férteis e com boa drenagem. Frutifica em pouco tempo.

Gosta mais de solos leves, arenosos, silico-argilosos, profundos, bem drenados húmidos, ricos em matéria orgânica e férteis. Não gosta de solos alcalinos; o melhor é de 6,0-6,5.

E as temperaturas óptimas são entre 23-27ºC Min: 0ºC Max: 35ºC. Devem plantar-se pelo menos 2 plantas para que a polinização se faça correctamente.


Acerola

Fruto de casca firme, com polpa de cor alaranjada, doce e saborosa. Muito rica em vitamina c. Também pode ser utilizada em paisagismo, pois é uma planta muito ornamental que produz lindas flores brancas antes da frutificação. Pode ser cultivada facilmente em vasos.

Deve ser plantada a pleno sol, em solos férteis e húmidos, porém com boa drenagem. 


Manga

As mangueiras são das árvores simples de cultivar. O seu fruto, a manga, existe em várias variedades, por isso, é aconselhável seleccionar para cultivo variedades conhecidas que se adaptem ao clima em que serão plantadas. 

Árvore de médio porte e de rápido crescimento. Plantas enxertadas podem ser cultivadas facilmente em vasos grandes, e obter razoável frutificação.

É preferível adquirir uma planta já enxertada num viveiro em vez de o fazer a partir de semente. E se usar uma semente deve retira-la de um fruto que tenha sido produzido em Portugal. 


Paw paw

Paw paw (Asimina trilobada) é uma árvore originária da América do Norte que produz frutos com cerca de 15 cm de longo. A polpa cremosa é comestível e tem um sabor semelhante entre a manga e a banana. 

Devem plantar-se duas árvores, lado a lado, para que a polinização se faça correctamente. Sozinho, será apenas uma bela árvore de ornamento dando flores vermelhas, muito decorativas, no início da Primavera. 

Em adulta pode atingir os 15 metros de altura. Folhagem caduca. Prefere solo profundo, rico e fresco, de neutro a ácido. Em questão de clima, resiste até - 25°C, mas algumas partes da árvore podem sofrer desde os 0ºC. Deve ser plantada sobre luz solar directa.


Kiwano  

O kwano (Cucumis metuliferus) é uma hortícola a que também se chama pepino-africano ou pepino-cornudo. Prefere solos francos, areno-argilosos, arenosos, férteis (ricos em húmus), húmidos (frescos) e bem drenados. O pH ideal é de 6,0-7,0. E as temperaturas ótimas são 20-30 °C., mínimas 11 °C. e máximas 35 °C. 

Tem sabor idêntico ao do pepino, banana e ananás.


Comentários