Ervas do campo que se podem comer

Se soubermos aproveitar o que a natureza nos oferece, podemos ter vegetais frescos e nutritivos sem precisar de os cultivar nem de comprar. Basta ir ao campo e colhe-los. Mas, devemos evitar locais com poluição e onde passem muitas pessoas, para evitar as contaminações. 

NOTA: Não espere encontrar aqui informações detalhadas sobre o valor medicinal das plantas porque o único objectivo é recomendar o seu consumo como alimento e não para o preparo de "mesinhas" curativas, como habitualmente se faz. E se costuma ter problemas de saúde que necessitem das ditas "mesinhas", saiba que a melhor coisa a fazer é prevenir as doenças. E se está à procura de paliativos para, por exemplo,  melhorar a digestão", para "acalmar", para "combater a diabetes", para  "combater obesidade", para  "problemas de coração", para a "sinusite", para "dores de cabeça", para conseguir "dormir", etc. Isso é muito mau sinal. E indica que não está mantendo um estilo de vida saudável. Nós somos aquilo que comemos. Por isso para se evitar qualquer tipo de doença devemos comer (só) alimentos saudáveis. Como as ervas aqui referidas. 

Veja algumas das plantas que se podem encontrar facilmente no campo e com as quais podemos preparar sopas, infusões (para usar como bebida nutritiva) ou saladas. E qualquer uma delas é rica em nutrientes e podem e devem ser incluídas em refeições saudáveis: 


Capuchinha 

Quem não conhece esta bela planta (Tropaeolum majus) ? Por isso talvez você já saiba que as suas lindas flores, assim como as folhas, são comestíveis. Use as flores em saladas e para decorar pratos.  


Beldroega

Uma planta de verão boa para sopas e saladas. Quem já não conhece a famosa e deliciosa sopa de beldroegas alentejana ?  


Tanchagem

Esta planta é comum na primavera e espiga no verão. Não fique com medo de a confundir com outra parecida porque existem várias espécies e todas elas se assemelham e são comestíveis. As suas folhas tenras podem ser usadas para enriquecer sopas e preparar infusões.  


Urtiga

As propriedades das urtigas são sobejamente reconhecidas e é das plantas mais nutritivas. Use-as para enriquecer sopas e fazer infusões.  


Azedas 

As flores amarelas das azedas (Oxalis pes-caprae) que cobrem os campos durante o inverno, podem ser usadas em saladas. E sabia que os seus tubérculos, depois de secos, são um óptimo petisco ? Depois da planta secar desenterre os tubérculos e delicie-se!


Ançarinha-branca

 A Ançarinha-branca (Chenopodium album), também conhecida como falsa-erva-de-santa-maria, quenopódio ou espinafre-selvagem, é uma planta anual que aparece agora em junho, muito comum em terrenos cultivados. Use-a em sopas ou para substituir os espinafres. 


Funcho

As folhas do funcho (Foeniculum vulgare Mill) devem ser colhidas no inicio do verão. Partes comestíveis: Folhas, flores, bulbo e sementes. As folhas finamente picadas podem juntar-se nas saladas, pratos de peixe ou carnes gordas, sopas, molhos e em pães. E com as sementes prepara-se um chá medicinal. 


Morugem

A morugem (Stellaria media) usada em saladas, sopas e temperos. 



Azeda-brava

As folhas da azeda-brava (rumex acetosa) podem ser usadas cruas em saladas, sopas e infusões. Melhor colhe-la durante a primavera porque com a chegada do verão espigam e as folhas começam a ficar duras e secas.


Mostardas

Aparecem frequentemente nos campos e beiras de estradas, desde o inicio da primavera até o verão. E as suas folhas, flores (amarelas ou brancas) e sementes são comestíveis. É da família das Brasicaceae, a mesma das couves, da rúcula e dos nabos.


Malvas

É difícil não encontrar malvas (Malva sylvestris) no campo porque ela cresce por todo o lado. Todas as partes da planta são comestíveis. Flores, folhas, raízes e sementes. As sementes antes de secarem parecem "queijinhos" que se podem comer. 



Dente-de-leão

Morrião-dos-Pássaros (stellaria media): A planta inteira pode ser ingerida crua. Ela possui um sabor doce, semelhante ao da grama. As suas flores douradas, que atraem insectos polinizadores como abelhas e borboletas, são comestíveis e empregadas até mesmo em decorações de bolos e pratos. O sabor amargo de algumas pode ser melhorado fervendo, ou picando e deixando de molho em água fria. Pode ser que a confunda com serralha, por serem muito parecidas, mas não se preocupe porque são ambas comestíveis.


Serralha

A serralha (Sonchus oleraceus) pode ser utilizada em preparações como chás, saladas e sopas. Quando pouco fresca adquire sabor um tanto amargo. 


Acelga brava

Deve ser a mais deliciosa das ervas aqui representadas. E pode ser cozinhada como qualquer outro vegetal, como a nabiça, a couve, os espinafres, etc. Surge em abundância nos campos no inicio da primavera e espiga com a aproximação do verão. 




Veja o video, em baixo, e saiba mais sobre plantas selvagens comestíveis. 





Comentários

  1. Muito interessante! Já conhecia quase todas essas ervas mas sempre as confundi com ervas medicinais. Uma vez até fiz enfusões de urtigas porque li que é bom para ajudar a cicatrizar feridas. Mas da próxima vez espero usa-la também na sopa :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário