Observar flores é terapêutico




Está na moda observar flores. E este costume que está conquistando o mundo, vem da cultura japonesa. O chamado "hanami", costume tradicional japonês de observar e celebrar o desabrochar das flores na primavera.

Literalmente, hanami significa “contemplar ou apreciar as flores” e o hábito está associado principalmente ao período de Sakura, que é quando as flores de cerejeiras, espécie típica do arquipélago japonês, desabrocham.

Os registros remontam que o costume que originou o hanami já era comum na época Nara no Japão (Séc. VIII). Naqueles tempos, as flores de Umê, uma outra espécie de árvore asiática, eram os focos das observações culturais. Nos séculos seguintes, a flor da Sakura atraiu as atenções e originou o hanami, que se desenvolveu na celebração actual como é.

O hanami é, no entanto, mais do que o simples acto de observar as flores. Na prática habitual de celebração às flores, é costume as famílias japonesas irem a parques, onde fazem piqueniques com amigos e passam horas observando o fenómeno da primavera local que colore as árvores.

Conheça os principais benefícios das flores

Minimizam as dores
Segundo diversas pesquisas realizadas em hospitais, comprovou-se que pessoas internadas que ficam em contacto com as flores que recebem de presente consomem menor quantidade de medicação para aliviar dores. Essas pesquisas também revelaram que as flores auxiliam na recuperação mais rápida dos doentes.

Ajudam a relaxar
Um estudo revelou que estar em contacto com a natureza é capaz de nos fazer acalmar a mente e fortalecer a saúde emocional. Além disso, ter flores em casa (ou no ambiente de trabalho) pode contribuir para a redução do stress.

Melhoram a qualidade do ar
As plantas transformam o dióxido de carbono em oxigênio e são capazes de retirar outras substâncias tóxicas que estão no ar, purificando-o. Além disso, são excelentes umidificadores naturais de ambientes.
Inspiram a criatividade
Quando precisamos de inspiração nada melhor do que observar as flores. As suas cores e desenhos são fontes de inspiração para criar ideias e deixar a imaginação fluir. Portanto, em situações de bloqueio criativo, recorra às flores.

Fornecem energia
As flores de cores mais vibrantes e quentes são fontes geradoras de energia. Essa energia é uma excelente incentivadora para as actividades diárias, aditivo para a produtividade, além de estimular o apetite. 

No video em baixo, pode apreciar este habito japonês de contemplar flores


 


Comentários