A magia das flores









Dá gosto jardinar! Porque tudo o que plantamos no jardim com muito amor e dedicação, certamente nos irá recompensar com belas flores e muita cor! E existe algo mais maravilhoso que isso ?

 Algumas pessoas acham que ter um jardim dá "demasiado trabalho", mas, basta escolher-se plantas mais rústicas que não necessitem de grandes cuidados e regas para que esse receio não faça qualquer sentido. Porque quando se escolhem plantas sensíveis que só se dão bem em ambientes específicos e que necessitam de ter o solo sempre húmido, etc. fica-se escravo delas, e basta um pequeno descuido e morrem.

A Olaia (foto1), a giesta (foto5), e o Carpobrotus chilensis (foto 6) são algumas das que não precisam de ser regadas

O que não significa que tenhamos que prescindir totalmente de plantas sensíveis e exigentes. Eu não gosto de ser escravo do jardim mas no entanto tenho algumas plantas que precisam de ser regadas quase todos os dias. E como tenho um jardim muito grande, optei por planta-las na parte principal do jardim, junto á porta de casa, que é também a zona mais próxima da água e onde até posso regar com um balde.

Isto porque regar com a mangueira pode parecer mais pratico, mas se estivermos com pressa e forem poucas plantas para regar, pode resultar muito demorado, sobretudo se estiverem dispersas e tivermos de chegar a cada uma delas com a mangueira. Por esse motivo é mais pratico ter sempre um balde ou um regador à mão.

E melhor ainda se tivermos um tanque com água ou um reservatório onde encher o balde. Porque também se perde muito tempo a encher o balde na torneira. Eu agora tenho bidons de 200 litros (na horta e pomar), mas no futuro quero construir pequenos lagos e tanques.

Na foto em cima um dos bidons que tenho espalhados pelas zonas que preciso regar. Neste caso na horta.

Curta a página e continue a acompanhar todos os meus conselhos de jardinagem, horta e pomar, sem químicos nem venenos. Tudo 100% natural e saudável! E com imagens sempre originais. 



Comentários