Como fazer um jardim natural



Assim como a maioria das pessoas não hesitam em arrasar grandes áreas de terreno (limpando-o, alisando-o,  e libertando-o de toda a vegetação natural), para construir a sua casa de sonho, fazem exatamente o mesmo quando decidem fazer um jardim. Retiram pedras, ervas e arbustos, e posteriormente substituem tudo por plantas exóticas, muito exigentes em cuidados, água e adubos. 

Em baixo, um bom exemplo disso. O meu vizinho decidiu escavar a encosta da montanha para "construir casas". Mesmo que para isso tenha tido de cortar alguns sobreiros que estavam no local. Ver denuncia aqui.   


Na foto seguinte, outro exemplo. Mais uma encosta destruída para uma moradia. Infelizmente, também junto à minha quinta.  Essa árvore, em primeiro plano, ainda está no meu terreno e pode ser a única que irá escapar (assim como todas as que estão na minha propriedade) porque todas as árvores em Portugal estão ameaçadas. Mesmo as que estão em zonas supostamente protegidas como parques naturais  (ver denuncia aqui)


É mesmo necessário tanta destruição para se construir uma moradia ???  Não, se em Portugal prevalecesse uma politica urbana inteligente que protegesse o melhor património que existe: A paisagem natural. 


Em Portugal todos os dias se arrasam espaços naturais para construir espaços urbanos pindericos e deprimentes onde os seus moradores vivem engaiolados, frustrados e infelizes.  


Por todo o país multiplicam-se como cogumelos as moradias com estética para lá de duvidosa sem a menor preocupação com a harmonização da paisagem. Verdadeiros monumentos ao mau gosto e à falta de inteligência.  



Mas deveria ser regra integrar a construção ao formato do terreno e à paisagem natural envolvente, destruindo o menos possível. 


E porque não, priorizar a recuperação de casas em ruínas, e existem tantas em Portugal, em vez de se destruir mais paisagem natural ???

Foi pensando nisto tudo que decidi criar um jardim que respeita a biodiversidade, a flora local e a paisagem natural. Penso que não faria sentido, pelo menos para mim, destruir a vegetação natural e substitui-la por plantas exóticas que depois iriam exigir muito trabalho para se manterem em boas condições.  


Existem muitas plantas espontâneas que florescem em todas as estações e que são ainda mais bonitas que as plantas de jardim. E não precisam de cuidados, adubo, nem de rega. 

Assim o ideal é manter a flora local e eventualmente enriquece-la com plantas de jardim menos exigentes em cuidados e rega. Alguns exemplos: Roseiras, loendros, bougainvilleas, lantana, hibiscus,  limpa-garrafas (Callistemon), glicinias, plumbagos, jasmins, etc.

E se no espaço onde vai fazer o seu jardim não existirem muitos arbustos autónomos ou se quiser enriquece-lo ainda mais. Veja bons exemplos: Urze, giesta, medronheiro, piriliteiro, murta, oliveira brava, roseira brava, alecrim, alfazema, azevinho, pascoinhas, etc.


Os gerâneos podem ser muito rústicos. veja esse belo exemplo (foto superior). Cresceram sobre a cerca de arame e criaram esse efeito maravilhoso. 


O tojo (foto superior) também é bastante decorativo. Cobre-se de minúsculas flores amarelas na primavera.


A tremocilha também floresce todos os anos na primavera. No final da floração as sementes caiem no chão e voltam a nascer no ano seguinte. As flores podem ser amarelas, brancas ou azuis.


As estevas (existem várias espécies) também criam arbustos muito densos e decorativos, competindo com os mais belos arbustos de jardim, que se mantém bonitos o ano todo. E na primavera ainda nos brindam-nos com lindas flores brancas ou cor de rosa. 

Em baixo, mais alguns exemplos de plantas autónomas que crescem na minha propriedade e decoram o meu jardim natural. Em alguns casos, foram introduzidas. Pois quando encontro uma flor bonita no campo tiro sementes e espalho no jardim.














Comentários